8 de set. de 2017

Oração depois da comunhão

Os ritos da comunhão Eucarística são concluídos com a oração depois da comunhão —collecta post-communionem —. É próprio da Liturgia, que uma coleta conclua um rito. 
O rito conclusivo da Comunhão é muito simples: depois do silêncio ou de uma canção pós-comunhão, o padre coloca-se de pé e convida a assembléia para rezar em silêncio com o tradicional convite: “oremos”. Faz um breve momento de silêncio e proclama a oração depois da comunhão. 
Com uma estrutura que respeita o esquema da “Oração Coleta” própria da Liturgia, o conteúdo desta oração faz referência direta ao Sacramento da Eucaristia comungado pelos celebrantes. São coletas, portanto, marcadas pela Teologia da Eucaristia e pelos efeitos da Eucaristia na vida pessoal de cada celebrante como também na vida de toda comunidade. 
Outra característica diz respeito ao fato de serem orações suplicantes. Regra geral, as coletas invocam o Pai, algumas fazem memória breve de algum aspecto da Eucaristia (mas nem sempre isso se verifica nas coletas depois da comunhão) e são concluídas com uma súplica para que a Eucaristia produza efeito divino na vida do comungante ou da comunidade, repetindo. O conteúdo da súplica, em síntese, intercede a graça de transformar em vida aquilo que foi celebrado e comungado na Eucaristia.  
Exemplo de uma coleta pós-comunhão: 30º Domingo do Tempo Comum:

Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. PCNS.

Como elucidado, a coleta proposta como exemplo é dirigida a Deus e, sem fazer memória de algum atributo divino, intercede o efeito do Sacramento da Eucaristia na vida e a garantia de participar um dia da eternidade.

Do ponto de vista comunicativo, só para lembrar, em se tratando de Oração Coleta, esta é presidencial, o que significa que a participação da assembléia é silenciosa, até sua conclusão, quando participa com o amém. É o padre que preside a Eucaristia quem dirige a oração a Deus em nome dos celebrantes. 
Outra anotação, a coleta depois da comunhão não é proclamada do altar, mas da cadeira presidencial.

Temas relevantes 
No meu trabalho de propor propostas celebrativas pelo Serviço de Animação Litúrgica (SAL — www.liturgia.pro.br ), durante praticamente um ano, analisei brevemente as Orações Coletas das Missas Dominicais, de solenidades e festas. Destas, apoiado em pesquisas de especialistas no assunto, destaco alguns temas das “post-communionem”.

- Eucaristia é alimento que fortalece, recria, cura e salva.
- Eucaristia é penhor da Aliança eterna que conduz ao encontro definitivo de Deus.
- Os benefícios de participar da Eucaristia, indicados na coleta depois da Comunhão contemplam viver de modo que agrade a Deus, aprender a desejar os bens eternos, tornar-se participantes da Salvação alcançada por Cristo, presente na Eucaristia,
- A Eucaristia fortalece na luta contra o mal, força para permanecer em Deus.
- Em algumas orações aparece também o tema do serviço, o tema da unidade e da paz promovido pela Comunhão Eucarística.
- Um tema muito forte é a da unidade e a intimidade a Jesus  Cristo.
- Algumas coletas contemplam também o tema de inserção no mundo para transformá-lo a partir do Evangelho.

Serginho Valle

Agosto de 2017
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.