4 de ago. de 2017

Distribuição da Eucaristia na Missa


Penso que a distribuição da Eucaristia, na Missa, poderia ser denominada e descrita como "partilha do Pão e do Vinho Eucaristizados"; o que de fato é. Na distribuição da Eucaristia acontece a partilha da vida divina, presente no Corpo e Sangue de Jesus, entre os celebrantes. 
Para melhor expressar a partilha da vida divina, o ideal seria que os celebrantes comungassem do Pão e do Vinho consagrados. Infelizmente, isso nem sempre é possível por vários motivos, que não vem ao caso considerá-los neste espaço. Fica apenas o incentivo para que, onde isso for possível, a Comunhão seja feita sob duas espécies, principalmente naquelas celebrações previstas pela Igreja.  

Comunhão na mão ou na boca?  
O Pão consagrado pode ser colocado na palma da mão ou na boca do comungante. Não existe certo ou errado, mas existem duas tradições. 
A segunda tradição, de comungar recebendo o Pão na boca, é a mais recente e foi motivada por uma Teologia Eucarística que, na prática, proibia a leigos e leigas tocar na Hóstia consagrada. É uma Teologia derivada de fonte devocionalista, como lemos na História da Liturgia, que separava e distanciava Jesus Eucarístico do contato pessoal. Não deixa de ser algo estranho, porque Jesus viveu sendo tocado e se deixando tocar. Respeito quem incentiva a comunhão na boca, mas convido a considerar as motivações de tal prática a partir da Teologia e da Tradição da celebração Eucarística. 
A primeira tradição, de receber a Eucaristia na palma da mão, é a mais antiga. Inicia-se na Última Ceia, quando Jesus parte o pão e o entrega, na mão de cada um dos comensais. Entrega o pão na mão e não o coloca na boca. Tal prática é também descrita em vários textos da Patrística com indicações de que se comungue acolhendo o Corpo de Cristo na palma da mão, apresentada ao sacerdote em formato de trono. Um dos mais belos testemunhos que vem da antiguidade sobre a comunhão nas mãos é a orientação de como comungar proposta por São Cirilo de Jerusalém (morreu em 381): “Quando te aproximares, não caminhes com as mãos estendidas ou os dedos separados, mas faze com a esquerda um trono para a direita, que está para receber o Rei; e logo, com a palma da mão, forma um recipiente; recolhe o corpo do Senhor, e dize: “Amém”. A seguir, santifica com todo o cuidado teus olhos pelo contato do Corpo Sagrado, e toma-o. Contudo cuida de que nada caia por terra, pois, o que caísse, tu o perderias como se fossem teus próprios membros. Responde-me: se alguém te houvesse dado ouro em pó, não o guardarias com todo o esmero e não tomarias cuidado para que não te caísse das mãos e para que nada se perdesse? Sendo assim, não deves com muito esmero cuidar de que não caia nem uma migalha daquilo que é mais preciso do que o ouro e as pedras preciosas?” (Catequese Mistagógica V 21 s).
Isso significa, de acordo com a antiga Tradição: apresentar a palma da mão direita estendida e sustentada pela mão esquerda. Nada de "pegar" o pão consagrado com dois dedos, em forma de pinça. Devido ao fato que, no início da Igreja, os textos fazerem referência da comunhão na mão, é que considero esta a forma tradicional, no sentido de pertencer à Tradição, com "T" maiúsculo, da Liturgia da Igreja; faz parte da Tradição Eucarística. Considere-se ainda o cuidado para que nada cai por terra.

Quem comunga primeiro 
O primeiro a comungar é aquele que preside a Eucaristia. Depois de comungar, ele distribui a Eucaristia aos ministros. O termo é distribuir, no sentido que o padre entrega o pão aos ministros que irão auxiliá-lo na distribuição Eucarística. Em outras palavras, o ministro não se “auto-comunga”, mas recebe a comunhão. Nem tampouco busca a Eucaristia no altar. Esta é dada pelo padre para ser distribuída aos celebrantes.
Esta prática não tem nada a ver com a ideia de que o altar é exclusividade do padre. Tem a ver, sim, em repetir o gesto de Jesus realizado na Última Ceia, de tomar o pão, repartir e entregar aos discípulos. O mesmo aconteceu na multiplicação dos pães: Jesus partiu e entregou aos discípulos para que estes o distribuíssem. Ou seja, a distribuição da Eucaristia não é um rito funcional — com a função de distribuir a Eucaristia —, é rito simbólico, sacramental e enquanto tal considera que também a distribuição da Eucaristia é presidida pelo padre que age “in persona Christi”. Os ministros comungam, recebendo a comunhão das mãos do padre e depois o auxiliam na distribuição do Pão da Vida aos celebrantes. .
Depois dos ministros, os celebrantes comungam. Os últimos a comungar são os músicos. Isto por um motivo muito simples: os músicos estão a serviço da assembléia. Eles comungam por último e, desse modo, favorecem o silêncio pós-comunhão, nem sempre respeitado porque os músicos não param de cantar.  
A este repeito, a IGMR 86 orienta de modo muito claro que, logo depois da apresentação e do convite para a Comunhão, “enquanto o padre recebe o Sacramento”, isto é, enquanto estiver comungando, inicia -se o canto de comunhão. Por isso, naquele momento, os músicos não devem estar na fila para comungar, mas cantando com a assembléia. 

De pé ou ajoelhado 
Houve um tempo que os fiéis recebiam a comunhão ajoelhados. Com a reforma litúrgica (1963), a orientação foi receber a comunhão estando de pé. Também esta, diz a história da Liturgia, era a prática normal. Em nossos tempos, a Igreja admite que os celebrantes recebam a Comunhão de joelhos ou de pé.
Não está errado comungar ajoelhado. A Igreja respeita quem considera que assim demonstra mais respeito para com a Eucaristia. Muitos dos que comungam ajoelhados apoiam-se em textos bíblicos, como este: "para que ao nome de Jesus todo joelho se sobre no céu e na terra" (Fl 2,10). É um texto adorante, que convida a adoração e reconhece que Jesus é o Senhor. Mas, o rito da Comunhão da Eucaristia é momento de adoração ou de ceia, na qual se sela um compromisso de vida com Jesus e com seu projeto de vida?  
O comungar de pé, aproximando-se da Eucaristia caminhando, tem um significado que merece ser considerado. 
Indica, primeiramente, ser participante do povo a caminho, do povo que caminha em busca do alimento divino. O povo a caminho é uma expressão bíblica de grande significado. É o Povo de Deus, o povo que acolhe a disposição de Jesus ao ver o povo caminhando na sua direção, como se lê no início do capítulo 6 de João e no decorrer de todo o texto joanino sobre o chamado “Discurso do Pão da Vida” (Jo 6).
Além do rito simbólico de caminhar para comungar, o estar de pé, na Liturgia, como já comentamos em outras oportunidades, simboliza a postura de quem é ressuscitado. Mas, o estar de pé tem ainda outra dimensão: aquele que recebe do Ressuscitado, presente no Pão Divino, e é enviado para viver o que está comungando. É, portanto, um rito dinâmico e não parado; um rito que faz a Comunhão com o projeto divino e, uma vez fortalecido pelo alimento Eucarístico, parte para testemunhar a vida nova. Tudo acontece muito rapidamente, mas o significado é rico e denso.

Nosso padre não distribui a comunhão 
Uma prática muito estranha tem aparecido em algumas comunidades: aquela do padre não distribuir a Eucaristia aos celebrantes. Ele comunga e senta na cadeira presidencial em uma típica atitude de recusar colocar-se a serviço dos celebrantes. É um gesto que nunca houve na Igreja, uma vez que todos os gestos e atitudes litúrgicas, especialmente aquelas Eucarísticas, são considerados a partir do serviço. Por isso, pensar em introduzi-lo seria negar algo central na Eucaristia: contexto de serviço, na qual foi instituída a Eucaristia, atitude que se ilumina no gesto do lava-pés e na entrega da vida de Jesus. Assim, entende-se que distribuir a Eucaristia não é privilégio para o padre, mas serviço que ele assumiu no dia da ordenação: o serviço de alimentar o seu povo com o Pão da vida.
Já ouvi de padres que não distribuem a Comunhão para demonstrar valorização aos leigos. A ideia é bonita, mas o momento e o local são impróprios. A valorização consiste em se colocar com os leigos a serviço dos celebrantes, a serviço da assembleia com o maior se todos os dons: a partilha da vida Eucarística. Aliás, nada representa tão bem a vocação sacerdotal como o gesto de servir partindo o Pão e distribuindo a Eucaristia entre seu povo.
Para finalizar, lembro de um antigo axioma litúrgico que diz: aquele que partilha o pão da Palavra é o mesmo que partilha o Pão da Eucaristia. No momento da distribuição Eucarística, portanto, o local do padre não é sentado passivamente na cadeira presidencial, mas agindo ativamente no meio dos celebrantes, em atitude de serviço, distribuindo o Pão Sagrado.
Serginho Valle
Agosto 2017



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.