É assim que o animador convida a assembléia a
participar do rito da aclamação ao Evangelho. É assim também que a
compreensão da aclamação ao Evangelho ficou limitada somente ao canto antifonal, quando na realidade, a aclamação ao Evangelho é mais ampla.
Num artigo anterior,
publicado aqui no blogger, sobre o "Evangelho", descrevi vários ritos aclamativos, não limitados ao canto antifonal com o qual se aclama o Evangelho. Este canto aclamativo acompanha a procissão do Evangeliário, mas
também a procissão é rito aclamativo do Evangelho, é parte integrante da ritualidade que acolhe o
Evangelho. Outro
rito que faz parte da aclamação ao Evangelho é a incensação do Evangeliário. Todos
são ritos para aclamar evidenciando a importância e a centralidade da
proclamação do Evangelho no processo comunicativo da Liturgia da Palavra.
Canto de aclamação ao Evangelho
Excetuando
a Quaresma, que caracteriza o canto aclamativo com um refrão e uma antífona,
nos demais Tempos Litúrgicos, o canto de aclamação consta de uma antífona
acompanhada pelo aleluia. É uma aclamação aleluiática.
A
título de informação, nas Missas semanais ou para grupos particulares, pode-se
recitar o refrão e a antífona, em vez de cantá-la, ou fazer um salmo aleluiático e, neste caso, não se faz a aclamação proposta
no Lecionário do dia. É
sempre bom lembrar que se trata de antífonas
inspiradas na Palavra de Deus, na maior parte das vezes,
são versículos bíblicos.
No
Brasil, temos os "cantos de aclamação ao Evangelho", aprovados
informalmente pelos bispos. Pessoalmente, não vejo problema em cantar os ditos
"cantos de aclamação", embora nem sempre
a escolha condiz com o que será proclamado no Evangelho. Considere-se que a
antífona aclamatória ao Evangelho é uma espécie de preanuncio daquilo que será
proclamado. O mesmo "canto de aclamação" pode ser mais longo, como
acontece nas aclamações ao Evangelho com coreografias ou quando o Evangelho é aclamado com uma dança ritual.
A rigor, o canto
aclamativo preenche todo o rito aclamativo ao Evangelho, concluindo-se quando o
proclamador, padre ou diácono, estiverem prontos para o início da saudação.
Isto significa que, havendo incensação, o canto aclamativo é concluído com o término da incensação.
Aclamação
ao Evangelho pós-proclamação
Além
da aclamação ao Evangelho, ritualizada antes da sua proclamação, existe também
uma aclamação ao Evangelho realizada depois da proclamação do Evangelho. Em muitas comunidades, esta aclamação pós-proclamação
do Evangelho é feita com um aplauso, como que aplaudindo quem falou. O ideal seria
aclamar o Evangelho proclamado com uma canção de compromisso
relativo ao Evangelho apenas
proclamado. Neste caso, a canção ou refrão (sempre breve)
poderia ter também relação com a homilia. Mas, para isso é necessário uma boa
sintonia entre o padre e sua equipe de celebração.
Outra proposta seria aclamar a pós-proclamação do Evangelho com um refrão orante, cantado de modo mais "silencioso", mais meditativo, para permitir que a
semente do Evangelho cai no coração dos celebrantes, preparando-os para ouvir a homilia.
Serginho Valle
2016
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