23 de set. de 2016

IGMR 94 – Funções ministeriais do diácono na Missa

Depois do presbítero, o diácono, em virtude da sagrada ordenação recebida, ocupa o primeiro lugar entre aqueles que servem na celebração eucarística. A sagrada Ordem do diaconado, realmente, foi tida em grande apreço na Igreja já desde os inícios da era apostólica. Na Missa, o diácono tem partes próprias no anúncio do Evangelho e, por vezes, na pregação da palavra de Deus, na proclamação das intenções da oração universal, servindo o sacerdote na preparação do altar e na celebração do sacrifício, na distribuição da Eucaristia aos fiéis, sobretudo sob a espécie do vinho e, por vezes, na orientação do povo quanto aos gestos e posições do corpo.

O diácono é apresentado nesta IGMR 94 como o primeiro dos servidores, no contexto ministerial da celebração Eucarística. Entende-se que o diácono é colocado entre aqueles que prestam algum serviço ritual. Depois de caracterizar esta distinção, a IGMR 94 faz uma breve menção histórica para lembrar que o diaconato existe na Igreja desde os seus primórdios. Feito isso, passa a relacionar os serviços diaconais na celebração da Missa.
O elenco das atividades diaconais na Missa acontece nos seguintes ritos e Liturgias: proclamação do Evangelho, possibilidade de proferir a homilia, anúncio das intenções da oração dos fiéis, preparação das oferendas e distribuição da Eucaristia, no momento da comunhão Eucarística. Além disso, quando necessário, indicando as posições e gestos durante algum rito.
Sobre cada um dos serviços ministeriais aqui elencados, salvos os já comentados, serão realizados comentários oportunamente. Neste momento, limita-nos a relacionar o que proposto na IGMR 94.
Serginho Valle
2016


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.