21 de set. de 2016

Características gerais da 1ª Leitura

Liturgia da Palavra inicia-se com a 1ª Leitura. Além do óbvio, a proposta é chamar atenção para algumas características da 1ª Leitura nas missas ferias (dias da semana) e nas Missas Dominicais.

1ª Leitura nas Missas feriais
Nas Missas feriais, as 1ª Leituras obedecem a organização do Lecionário Ferial, dividido em “anos pares” e “anos impares”. Os anos que tem um final par, são pares e aqueles com final impar, são os anos impares. Enquanto que o Evangelho permanece inalterado, as 1as leituras seguem a divisão dos anos pares e impares.
Isto vale para o Tempo Comum. Já para os tempos fortes, Tempo Pascal e Tempo Natalino, as 1ª Leituras obedecem o diretório de cada um desses tempos.
As 1ª Leituras feriais nem sempre mantêm uma ligação direta com o Evangelho, mas mantêm sim com o salmo responsorial.

1ª Leitura nas Missas Dominicais
Nas Missas dominicais do Tempo Comum, as 1ª Leituras sempre são feitas do Antigo Testamento e mantêm uma relação direta com o Evangelho e com o salmo responsorial. Estabelecem assim uma relação ente aquilo que era figura, no Antigo Testamento, com a realidade que é ou que se realiza na pessoa de Jesus Cristo.
As 1ª Leituras do Tempo Pascal são propostas a partir dos Atos dos Apóstolos e mantêm relação com as demais leituras da Missa e com o salmo responsorial.
As 1ª Leituras do Tempo Natalino, no Advento, são propostas a partir do grande profeta do Advento: Isaias. Depois, no Natal e no Tempo do Natal seguem o diretório deste tempo, baseados no Ano Litúrgico em curso. Juntamente com o salmo responsorial e a 2a leitura constituem unidade temáticas.

Modo de anunciar a 1ª leitura
            O anúncio da leitura não se faz pela ordem numérica leitura: “1ª leitura”. O mesmo é dispensável na proclamação da 2ª leitura e para o salmo responsorial. Simplesmente inicia anunciando a autoria do texto sem citar capítulo e parágrafo. Diz apenas: “Leitura do Livro do Profeta Isaias”, por exemplo.

NB
Como proposto, trata-se apenas de indicações gerais. Oportunamente, teremos oportunidade de dedicar um espaço maior a este estudo.
Serginho Valle
2016


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.