24 de ago. de 2016

Leitor da Palavra na Missa

A Igreja estabelece um ministério especial para quem é convidado a proclamar a Palavra de Deus na celebração litúrgica. É o ministério do leitorato. É um ministério conferido pelo bispo diocesano a pessoas que, em primeiro lugar, são dignas de testemunhar a Palavra proclamando-a publicamente diante da comunidade. Diante disso, a celebração litúrgica não tem um simples leitor, mas alguém que se coloca a serviço da Igreja, na comunidade, para proclamar a Palavra de Deus aos celebrantes reunidos em assembléia celebrativa.
Hoje, infelizmente, a maior parte das comunidades não atenta para este ministério e opta pelo caminho mais fácil: escolher qualquer um que saiba ler. Piora a situação quando esta escolha acontece poucos minutos antes do início da Missa. Corre-se o risco, deste modo, de desconsiderar o testemunho existencial, por exemplo, como um requisito importante para alguém ser leitor na celebração da Missa. Não se considera aquilo que o bispo diz ao instituir alguém no ministério: “recebe o Livro Sagrado, medita o que lês e viva o que proclamas”. Ou seja, não se trata de um simples leitor de um texto Bíblico, mas alguém que anuncia aquilo que crê e procura pautar sua vida na luz da Palavra de Deus.
O fato de colocar qualquer um que, apenas, saiba ler, mas vive distante da Palavra é indicativo de desrespeito para com a Palavra. O leitorato deveria ser valorizado em nossas comunidades também pela coerência de vida e não apenas pela aptidão da leitura. Para isso, é importante oferecer ao leitor a oportunidade de entrar em contato com a Palavra para aprender a afinar sua vida com esta mesma Palavra antes de assumir o ministério do leitorato.  
Posso adivinhar uma pergunta: onde encontrar pessoas assim? Não é tão difícil. Em nossas comunidades existe muita gente que vive ou procura viver a fé através de um testemunho ético, com princípios de honestidade e de bondade. Entre nós, existe muita gente que testemunha (ou se empenha) de modo exemplar na vivência da fé e no discipulado do Evangelho.

Preparação dos leitores
Outro elemento a ser considerado é a preparação dos leitores. A atividade inicial desta preparação consiste em colocar os futuros leitores em contato com a Palavra. Eles precisam conhecer a Palavra que irão proclamar, qual a dinâmica desta Palavra na vida deles e como se colocam a serviço do Reino proclamando a Palavra. Em muitos casos, isso é suficiente para se ter bons leitores e leitoras. Reconhecer, em resumo, que se trata de uma Palavra divina e como tal deve ser tratada. Não se admite, portanto, nenhuma atitude desrespeitosa.
Tal pressuposto coloca algumas condições para que alguém possa assumir o leitorato, como é o caso de crianças e de adolescentes, ou até mesmo de adultos, quando não são capazes de compreender o que leem. Em outras palavras, não se pode assumir como leitor quem apenas sabe ler, mas não compreende o que lê; é preciso um algo mais que isso. É preciso conhecer a Palavra e entender o que cada leitura pretende comunicar. Em resumo, não se trata de algo funcional, do cumprimento de uma função, mas de algo como que emprestar a boca e o exemplo de vida para que a Palavra produza frutos na assembléia onde é semeada.
A preparação para o leitorato contempla também recursos comunicativos: capacidade de ler interpretando o texto, capacidade de proclamar de maneira compreensiva aquilo que está lendo; além de recursos básicos como saber ler, conhecer a pontuação, ter boa dicção, saber lidar com o microfone... Leituras mal feitas desrespeitam a Palavra e os celebrantes.
Além disso, o respeito do leitor para com a Palavra (e também para com a assembléia) é demonstrado pelo seu modo de vestir, o modo como se apresenta diante dos celebrantes. Já fizemos menção da importância da “veste celebrativa” para os leitores em outra oportunidade. Onde esta não é adotada, então o critério do vestir-se é regido pela simplicidade, pelo decoro e pelo bom gosto.
Tais recursos para os leitores exigem capacitação e isto significa oferecer oportunidades de cursos para o treinamento de leitores, seja do ponto de vista técnico como espiritual.

Ambão e livro
Ainda com relação ao respeito para com a Palavra de Deus, chamo atenção para a dignidade do local de onde se proclama a Palavra e para a importância do Livro da Palavra.
O local da proclamação da Palavra é o Ambão ou Mesa da Palavra. Já tivemos oportunidade de escrever sobre o ambão neste blogger. Lembro, apenas, que não se trata de uma simples estante, mas de um espaço privilegiado, de destaque e nobre.
A Palavra de Deus também é respeitada pelo uso do Livro: Lecionário para as leituras e salmo responsorial e, o Evangeliário para a proclamação do Evangelho nas Missas Dominicais e solenes. Não se admite, em hipótese alguma, proclamar a Palavra de folhetos ou de livretes. Nenhum dos dois é digno de ser usado na proclamação Palavra.
Serginho Valle

2016
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.