22 de jun. de 2016

Monição na Missa

Logo após a saudação inicial, com a qual o padre acolhe os celebrantes, dirige-se à assembléia através da "monição". Palavra de origem latina, "monitio", tem o sentido de advertência, de chamada de atenção, de convite para um determinado ponto de atenção ou um foco. Em termos atuais, pode-se dizer que a monição tem a finalidade de ajudar os celebrantes a focarem-se num aspecto da celebração.
O termo "monitio" — monição — nos ritos iniciais tem, portanto, a finalidade de preparar os celebrantes para entrarem na celebração iluminados por uma luz especial, que vem da Palavra. No início da Missa, a preparação é feita chamando atenção para uma luz ou para um enfoque especial daquela Missa. Entende-se que as muitas propostas temáticas vindas da Palavra e da vida da comunidade não podem ser tratadas numa única celebração. De onde a necessidade de focar em um ou, no máximo, dois aspectos. A monição é o momento para apresentar à assembléia o contexto celebrativo na qual está sendo proposta celebrar aquela Eucaristia.
Do ponto de vista comunicativo, a monição caracteriza-se pela brevidade. Em poucas palavras, o padre apresenta o contexto celebrativo e, logo em seguida, passa ao ato penitencial. Como se percebe, não se trata de um mini-sermão, com muitas explicações e comentários sobre a celebração. A monição é breve.
Ao lado da brevidade, qual fiel companheira, está a objetividade. Breve e objetiva são as características da monição. Nada se enrolação, de prolixidade, mas objetivamente propor o que precisa ser proposto e passar para o rito seguinte. Sempre do ponto de vista comunicativo, é antipático iniciar a celebração com muito falatório, uma lista infindável de intenções, com ares de interminável. Isto é cansativo para que ouve.
Aliás, o momento da monição não é para explicar as leituras, não serve para perguntar quem faz aniversário e quantas pessoas de outras comunidades estão na Missa e outras coisas mais. Isto pode ser feito antes da Missa, num momento que se chama ambientação. O muito falar e o falar de muitas coisas no início da celebração são ruídos que desconcentram do foco, tira o silêncio interior dos celebrantes e cria um clima de cansaço logo no início da celebração; e isso não é bom. O início da celebração deve ser calmo, breve e acolhedor. Por isso, não é aconselhável palmas, cantigas de boas vindas e coisas do gênero como parte da monição. Uma boa monição se caracteriza, repetindo, pela brevidade e objetividade. Isto passa aos celebrantes que a celebração irá fluir e não será ruidosa. Neste caso, pode-se aplicar o provérbio: “a primeira impressão é a que fica”.
Serginho Valle

2016
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Outro assunto: Tem ocorrido na minha paróquia que, nas 1ª e 2ª Leituras estão omitindo a expressão "Leitura" no início das "Leitura do Livro" ou "Leitura da Carta", ficando apenas "do Livro" ou "da Carta". Está correto isso? Pq a mudança apenas agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre este tema, estou preparando um pequeno artigo que será publicado em breve.

      Excluir
  2. Eu gostaria saber um pouco mais sobre os modelos de monição

    ResponderExcluir

Participe. Deixe seu comentário aqui.