22 de abr. de 2016

Tabernaculo – Capela do Santíssimo

De origem latina, “tabernaculum” tem o significado de tenda, local de acolhimento e de encontro.
Depois da Aliança selada no Sinai entre Deus e o povo, a “tenda do encontro” tornou-se um lugar sagrado porque ali acontecia, como diz o nome, o encontro entre Deus e seu povo, representado na pessoa de Moisés. Por isso, um primeiro significado de tabernaculo define-se como local onde acontece o encontro com Deus.
No Novo Testamento, a tenda verdadeira — o tabernáculo de Deus, o local do encontro com Deus — não é feita por mãos humanas (Hb 9,11.24), mas se faz presente na humanidade encarnada por Jesus Cristo (Jo 1,14). Ele construiu sua tenda entre nós, canta a Liturgia nas antífonas do Advento.  
Os tabernaculos de nossas igrejas conservam o Santíssimo Sacramento e se tornam, na caminhada pascal realizada em nossas comunidades, locais do encontro pessoal com Deus, na pessoa de Jesus Cristo. De modo muito pastoral, a reforma da Liturgia propõe capelas do Santíssimo como locais apropriados onde colocar o tabernaculo e, também, dispostos para que as pessoas possam se colocar diante do Senhor.
A orientação litúrgica é de não se colocar o tabernáculo dentro das igrejas, mas numa capela particular que, como dito acima, chama-se “Capela do Santíssimo”. Quando, porém, não existe condição de se ter uma Capela do Santíssimo, o tarbenaculo seja colocado numa lateral, nunca atrás do altar e nem sobre o altar.
O tabernaculo pode ser colocado numa base ou fixado na parede da igreja, com uma lâmpada acesa, próximo do mesmo, para manifestar e lembrar a presença do Senhor.

(Serginho Valle)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.