29 de jan. de 2016

Cadeira presidencial e cadeiras ministeriais

Uma proposta de espaço ministerial pode ser formatado como a foto, que fiz na igreja matriz São Luís Gonzaga, de Brusque - SC. Considero este espaço baseando-me na Instrução Geral do Missal Romano, 310, onde se lê:
“A cadeira do sacerdote celebrante deve manifestar a sua função de presidir a assembléia e dirigir a oração. Por isso, o seu lugar mais apropriado é de frente para o povo no fundo do presbitério, a não ser que a estrutura do edifício sagrado ou outras circunstâncias o impeçam, por exemplo, se a demasiada distância torna difícil a comunicação entre o sacerdote e a assembléia, ou se o tabernáculo ocupar o centro do presbitério atrás do altar. Evite-se toda espécie de trono.” (IGMR 310)

Na maior parte das igrejas, a cadeira presidencial está separada, num espaço celebrativo diferente dos demais ministérios, distante daquele onde ficam os ministros que atuam na Liturgia Sacramental, especialmente na distribuição da Eucaristia. Trata-se de uma disposição válida, como apenas referido acima, pela IGMR 310. O modelo deste espaço celebrativo (foto) cria uma paisagem ritual que merece ser considerada e pode servir de modelo em igrejas, cujo espaço não favorece a disposição proposta pela IGMR 310. No caso da igreja matriz de Brusque, a colocação da cadeira presidencial atrás do altar era inviável, principalmente pela dificuldade comunicativa que isso provocaria: dificuldade de visualização do padre e distância entre o padre e a assembléia celebrante.  
A composição de um espaço ministerial como sugerido na foto comunica a unidade de uma celebração que se caracteriza como ministerial, composta por vários serviços ministeriais. O presente espaço celebrativo realça o ministério presidencial (cadeira em destaque) e o ministério que auxiliará o presidente na partilha Eucarística, no momento da comunhão. No caso da igreja matriz de Brusque, o ministério da Liturgia da Palavra localiza-se próximo ao ambão, o que distingue ainda mais as atribuições ministeriais no decorrer da celebração Eucarística.

Serginho Valle
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.