16 de nov. de 2015

Gaudete - Domingo gaudete (3º Domingo do Advento)

Guadete é uma palavra de origem latina que significa “alegrai-vos”. É o convite da antífona de entrada do 3º Domingo do Advento, que expressa a alegria pela proximidade do Natal de Jesus Cristo. Por este motivo, o 3º Domingo do Advento é também conhecido como “Domingo gaudete” — Domingo da alegria. Esta alegria, no 3º Domingo do Advento, não se expressa somente pela proclamação da antífona de entrada, mas também pelo discreto uso de flores no espaço celebrativo e pela cor rósea, presente nos paramentos sacerdotais, diaconais e nas vestes celebrativas de quem irá exercer algum ministério na celebração.  
O uso discreto de flores tem um motivo simbólico: expressar a alegria espiritual da Virgem Mãe. Uma alegria que ainda não pode ser totalmente extravasada, como de uma mãe que está grávida, que não saltar de contentamento, mas está alegre, feliz de modo moderado, pois ela e a criança precisam de cuidados especiais. É aquela alegria que enche o coração, mas que ainda não pode ser dançada. É uma alegria acalmada, apaziguada que transborda no sorriso e na serenidade do rosto.
Ainda no 3º Domingo do Advento é acontece o primeiro anúncio do Natal. Os dois primeiros Domingos do Advento são destinados à preparação da 2ª vinda de Jesus. De onde não ser litúrgico preparar o espaço simbólico, por exemplo, com motivos natalinos, logo nos primeiros Domingos do Advento. Nos dois primeiros Domingos do Advento, o espaço simbólico tem unicamente na coroa do Advento sua manifestação principal, indicando a luz da vigilância, em vista do anúncio do final dos tempos. É, pois, no 3º Domingo do Advento, que a Igreja começa a se alegrar com a proximidade do Natal de Jesus Cristo, manifestando-se com flores, com a cor rósea e com os primeiros sinais do Natal, no seu espaço celebrativo.

Cf. IGMR: 347
Serginho Valle
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.