27 de jul. de 2015

Altar


 “O altar, onde se torna presente o sacrifício da cruz sob os sinais sacramentais, é também a mesa do Senhor na qual o povo de Deus é convidado a participar por meio da missa; é ainda o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia”
(Instrução Geral do Missal Romano, n. 259)

            Chamo sua atenção para dois elementos no texto que você acabou de ler: o altar é o local onde se torna presente o sacrifício da cruz e, o segundo elemento, o altar é o centro da ação de graças. O primeiro, trata o altar do ponto de vista sacramental e teológico. O segundo, define a posição do altar na igreja: colocado no centro.

Centralidade e visibilidade do altar
            Sobre a centralidade do altar, a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), no n. 262, estabelece sua posição com as seguintes características: afastado da parede, para que possa ser facilmente circundado e — o que interessa ressaltar — “ocupe um lugar que seja de fato o centro para onde espontaneamente se volte a atenção de toda a assembléia dos fiéis”.
            A descrição determina que a finalidade principal da centralidade do altar tem a ver com a visibilidade do mesmo. O altar, portanto, precisa ser visível para toda a assembléia. Isso merece algumas considerações com base na IGMR, n. 268 – 270:

            Não esconder o altar com toalhas: a IGMR pede que sobre o altar seja colocada uma toalha, mas que a mesma não esconda o altar. Se o altar for de pedra, a toalha não deveria cair até o chão. Ao contrário, deveria ficar somente sobre a mesa.

            Não esconder o altar com velas e arranjos: De fato, sobre o altar não deveria haver nada, além da toalha. Nem velas e, muito menos, arranjos. O n. 269 da IGMR admite a possibilidade de se colocar sobre o altar castiçais com velas, mas que estes não impeçam a visão do que se realiza sobre o altar.

            Não esconder o altar com símbolos e cartazes: Outro modo de esconder o altar é por meio de símbolos e cartazes. Por isso, não se coloque sobre aquilo que é trazido na procissão das ofertas. Para essa finalidade, haja uma pequena mesa ao lado do altar. Da mesma forma não se deve pendurar cartazes na toalha ou mesmo colar cartazes no altar. Além de desviar a atenção do assembléia é muito mal gosto proceder desse modo.

            Não esconder o altar atrás de cadeiras e vasos: Por fim, o altar não deve ficar escondido atrás da cadeira presidencial e das cadeiras dos coroinhas. Não se coloque, pois, as ditas cadeiras na frente do altar. Igual medida serve para grandes vasos de flores na frente do altar. Arranjos discretos, que honre o altar sim, não aqueles que chamam mais atenção que o altar.

Em conclusão,         
Sobre o altar deve ficar aquilo que é necessário para a celebração da Missa, a partir da apresentação das oferendas: a patena com o pão, o cálice com o vinho, as âmbulas e o missal. Antes disso, até a proclamação do Evangelho, sobre o altar somente o Evangeliário (não o Lecionário e nem a Bíblia).

(Serginho Valle)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. O cuidado com o altar é algo que nem sempre vemos em nossas celebrações. Por isso, valeu por lembrar!

    ResponderExcluir

Participe. Deixe seu comentário aqui.